sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Natação

A História da Natação de Aveiro


O Primeiro Campeonato Nacional dos 100 mts foi disputado em Aveiro.
A "Ilustração Portuguesa" de 16 de Setembro de 1907, sob a epígrafe "Desafio de natação", publicava uma crónica da qual respigamos: ... do brilhante programa de festas promovidas pelo Club Mário Duarte, será disputado o Campeonato Nacional de 100 mts, tendo sido vencedor desta prova, Carlos Sobral da Associação Naval de Lisboa, que arrebatou também a histórica Taça de Aveiro, trofeu oferecido pelo Rei D. Manuel II, trofeu que 19 anos mais tarde seria ganho pela glória da natação aveirense, Tobias de Lemos.

Associação de Natação de Aveiro




Aos sete dias do mês de Outubro de 1975, realizou-se a primeira reunião oficial da então Comissão de Natação da Associação de Desportos de Aveiro, que ficou assim constituída:
- Secção Administrativa - Jorge Severino Silva e Nuno Goutier Neto.- Secção Técnica - José Olímpio Silva, Manuel Tenreiro e João José Costa Lobo.




A natação neste período, estava restrita ao Sporting Club de Aveiro, Sport Algés e Águeda, tendo posteriormente sido alargada ao Clube dos Galitos e Centro Desportivo S.Bernardo.Foram também feitas diligências, nas localidades que então eram possuidoras de piscinas, Stª Mª de Lamas, Espinho e S. João da Madeira, para que se organizassem, no sentido de virem a ter prática desportiva.Toda esta dinâmica, era suportada no programa da então D.G.D, "Desporto para Todos".Durante estes anos foram promovidos, diversos festivais de escolas de natação, bem como foi fomentado o intercâmbio das competições, nas poucas piscinas do distrito.






Foram realizadas, algumas provas de nível nacional, com objectivo de fomentar a natação aveirense, donde será de destacar a realização do Torneio Martires da Liberdade, realizado durante o mês de Maio e englobado nas Festas da Cidade de Aveiro, que na altura trazia até à nossa cidade os melhores clubes e nadadores nacionais, de onde destacamos os nomes de Rui Abreu e o do actual presidente da FPN, Dr. Paulo Frischknecht, bem como a realização da Travessia da Costa Nova, prova de Mar, que trazia até nós centenas de nadadores de todo o País, dando à Ria de Aveiro um colorido especial e uma visibilidade da modalidade, pois ao longo do percurso uma pequena multidão assistia sempre a este evento.




Em 1980, mais precisamente aos sete dias do mês de Janeiro, é fundada a actual Associação de Natação de Aveiro, sendo os seus corpos gerentes constituídos por:
- Comandante Faria dos Santos,- Sr. Jaime Borges,- Sr. Carlos Teixeira e - Prof. José Manuel Pintassilgo.
Desde desta data até à presente foram Presidentes desta instituição:
- Comandante Faria dos Santos,- Engº Fernando Pina,- Sr. Olinto Ravara,- Engº Fernando Pina,- Engº Luís Arroja,- Sr. José Carvalho e - Sr. Manuel Pereira (Actual).




A Associação ao longo destes vinte cinco anos da sua existência, tem desenvolvido um trabalho de descentralização da sua actividade desportiva, procurando não só o fomento da prática desportiva nas diversas áreas da natação (natação pura, natação sincronizada e Polo-Aquático), como também na formação dos seus técnicos e dirigentes.Será obviamente de destacar as excelentes prestações de alguns dos seus nadadores, tendo-se já atingido por inúmeras vezes, o expoente máximo que um atleta pode almejar ou seja a representação da selecção nacional, orgulho que temos na natação pura e na natação sincronizada. Actualmente a ANA, conta com actividade nas três disciplinas da natação e tem em actividade cerca de meio milhar de atletas federados que representam vários clubes.

Natação é a actividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se em meio líquido. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Actualmente a natação, em suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação e um desporto, sendo utilizada para salvar pessoas do afogamento. Também existe o nado associado a trabalho, como no caso dos colectores de pérolas, alguns tipos de pescadores e aos cientistas que investigam a fauna e flora aquáticas.




Diversos animais possuem a natação por instinto, como é o caso do homem, nos mamíferos este nado por instinto recebe o nome de: "Nado Padrão Mamífero", este tipo de nado tem princípios básicos como cabeça fora da água, braços (patas anteriores) com angulação próxima de 90 graus e pernas (patas posteriores) em leve flexão (realizando um movimento parecido com pedalar) este nado, no Brasil, é chamado de nado cachorrinho.
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.
Factos da história do Clube Naval de Lisboa




A história do C. N. L. faz-nos recuar ao Século XIX, aos tempos da monarquia, mais precisamente ao ano de 1862, altura da fundação do Clube dos Remeiros Lusitano, que passados dezanove anos (1881), passou a chamar-se Rowing Clube de Lisboa e cujos membros volvida uma década, fundam o Clube Naval de Lisboa, em Novembro de 1891. Os respectivos estatutos foram r aprovados a 27 de Janeiro do ano seguinte.
D. Carlos I concede ao CNL o Título de Real em 1893, altura em que o Príncipe D. Luís Filipe passou a ser Comodoro Honorário do Clube.
No ano seguinte a Rainha D. Maria Pia e o Infante D. Afonso aceitam ser sócios protectores do CNL e ao Infante é conferido o cargo de Comodoro Honorário.



Nesse ano, pela primeira vez em Portugal, uma senhora, a sócia D. Eleanor Bucknall, governa o seu próprio barco numa regata de Vela.
Em 1895 Sua Majestade El Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia tornam-se sócios protectores do Clube e dois anos depois o monarca viria a ser Comodoro do CNL.
A primeira sede concebida de raiz para um clube náutico, é um feito do CNL, que inicia a sua construção no ano de 1898, no Cais da Viscondessa, em Santos.







ANTÓNIO BESSONE BASTO




Nasceu em Algés, a 9 de Novembro de 1945 no seio de uma família fortemente ligada ao desporto.
O avô paterno, Rodrigo Bessone Basto, um apaixonado da natação, leva o neto a diversas travessias do Tejo e funda um dos mais emblemáticos clubes da natação portuguesa, o Sport Algés e Dafundo.




O pai, também Rodrigo, já tinha herdado o gosto pela modalidade, e participa nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, como membro da equipa nacional de pólo aquático. A mãe, Genovesa Rosa, chega a praticar natação, e a irmã colecciona mesmo alguns títulos.
Foi assim com toda naturalidade que o pequeno António Bessone Basto, com apenas três anos, se inicia na natação do Algés e Dafundo.

Aos oito, para orgulho do avô, faz a primeira travessia do Tejo e aos 12 tem a primeira internacionalização. O pai passa a ser uma influência determinante, já que a certa altura assume o cargo de seleccionador nacional, mas para António isso não representa qualquer vantagem, muito pelo contrário. Certa vez sofre os efeitos de uma intoxicação alimentar, mas é «obrigado» pelo pai a cumprir uma prova de estafetas. O rigor e a disciplina não lhe diminuem a admiração pelo progenitor.

Nos anos 60 é figura da natação nacional, sagrando-se Campeão em quase todas as distâncias e estilos. Durante três anos é Campeão Ibérico das estafetas de 4x100 e 4x200 metros livres e vence duas vezes os Jogos Luso-Brasileiros.
Soma 37 internacionalizações, representando Portugal no Europeu de Leipzig, em 1961, e nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964.

Sem comentários: